Resolvendo o erro senderName invalid do PagSeguro usando PHP

Desde que a API de pagamentos do PagSeguro foi lançada, alguns desenvolvedores reportaram erros como “senderName invalid”, o que já está se tornado um pouco comum a cada dia.

Esse erro ocorre sempre que o nome do comprador é diferente do padrão estabelecido pelo PagSeguro, que é Nome + sobrenome, sem espaços duplicados e obrigatoriamente deve ter apenas letras e espaços, nada de números, o que é até coerente, desde que seu sistema esteja preparado para isso.

E se não o nome do cliente não tiver como o PagSeguro gostaria? Simples damos um jeito, sem obrigar o comprador digitar novamente o nome dele o que é uma coisa extremamente chata.

Primeiro item importante (até meio obvio) é localizar o arquivo que faz a requisição de pagamentos e tratar a variável contendo o nome do usuário no momento em que é enviada para a biblioteca ou para a instrução que faz a requisição.

Em alguns passos será necessário usar uma função chamada preg_replace para poder localizar partes especificas do texto e alterar pelo que quisermos.

A primeira coisa localizar todos números do texto usando \d e remove-los.

1
$name = preg_replace('/\d/', '', $name);

Próximo passo pode parecer meio bizarro mais já vi muito sistema dando erro porque no banco os dados estavam todos bagunçados, então lá vai.

Usaremos o o \n para localizar a quebra de linha, \t para encontrar as tabulações e \r para os retornos de carro, logo em seguida alteraremos por espaço.

1
$name = preg_replace('/[\n\t\r]/', ' ', $name);

Se no nome do usuário tiver algum espaço duplicado, o PagSeguro irá retornar erro, então vamos procurar por espaços e remove-los, especificamente nesse caso usaremos \s para achar o espaço depois ?= para procurar um conteúdo após esse espaço, o que em nosso caso será outro espaço \s. Como precisaremos substituir apenas o espaço duplicado precisaremos envolve-lo em parênteses, o como mostrado abaixo

1
$name = preg_replace('/\s(?=\s)/', '', $name);

Depois é necessário remover espaços antes e depois do nome do usuário, usamos a função trim para isso.

1
$name = trim($name);

Agora precisamos verificar se é um nome composto (Nome seguido de sobrenome), para isso iremos dividir o texto a partir dos espaços, separando as palavras.

1
$name = explode(' ', $name);

Agora é necessario contar quantas palavras encontramos para ver se o sobrenome está presente no texto se tiver apenas uma palavra significa que tem só o nome, então criaremos um sobrenome fictício para o comprador (Apenas para o PagSeguro não encher o saco)

1
2
3
if(count($name) == 1 ) {
$name[] = ' dos Santos';
}

Perfeito agora sim não ocorrerá nenhum erro relacionado ao nome, juntaremos todo texto (que foi separado para verificação do sobrenome) e enviaremos para o PagSeguro.

1
$name = implode(' ', $name);

Pronto agora nunca mais você terá um erro [HTTP 400] - BAD_REQUEST [11011] - senderName invalid length ou [11012] - senderName invalid value

Veja o código na integra como fica:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
<?php
$name = preg_replace('/\d/', '', $name);
$name = preg_replace('/[\n\t\r]/', ' ', $name);
$name = preg_replace('/\s(?=\s)/', '', $name);
$name = trim($name);
$name = explode(' ', $name);

if(count($name) == 1 ) {
$name[] = 'dos Santos';
}
$name = implode(' ', $name);