Controllers e Views - CodeIgniter

Basicamente toda informação é processada no controller e mostrada para o usuário por meio das View.

O controller servirá como ponte entre o usuário e o nosso sistema, o usuário irá chamar um controller pela URL e este irá processar todas informações e chamar a View para enfim exibir as informações do usuário. Sendo assim teremos a todo um momento uma troca de informações entre Controllers e Views.

Como os controllers funcionam no CodeIgniter

O CodeIgniter utiliza classes como controllers e essas classes podem ser acessadas pela URL, todo novo controller deve ser estendido do controller padrão do CodeIgniter, que é chamado de CI_Controller.

Cada URL que você tentar acessar, possivelmente estará acessando um controller diferente.

Por padrão você deve acessar raiz/index.php/controler/método. Se você não diginar um controler, ele irá chamar o controler padrão (falaremos disso mais tarde) e ele carregará o método index caso você não digite nenhum método na URL

Considerando que nosso CodeIgniter pode ser acessado na URL http://localhost/ci/, vamos considerar a seguinte URL: http://localhost/ci/index.php/home. Ao acessar esta URL o CodeIgniter irá procurar um controller chamado “Home” e carregará o método chamado index. Vamos tentar criar nosso primeiro controller.

1
2
3
4
5
6
7
<?php
class Home extends CI_Controller {
public function index()
{
echo 'Olá, Eu sou Goku!';
}
}

Salve este arquivo como Home.php dentro da pasta application/controllers/ e acesse na URL o endereço http://localhost/ci/index.php/home 

Informação importante, todo controller precisa necessáriamente começar com letra maiuscula, caso contrário não irá funcionar.

Se tudo der certo deverá aparecer na sua tela o texto:

Olá, Eu sou Goku!

Obviamente você nunca deverá fazer o que acabei de fazer, os controllers nunca deverão mostrar nada na tela, para isso existem as Views.

Como as Views funcionam no CodeIgniter

No CodeIgniter as Views são arquivos PHP que tem códigos HTMLs mesclado com variáveis PHP que foram processadas no controller.

Crie um arquivo chamado saudacao.php e salve dentro de application/views/ e cole o código abaixo:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
<html>
<head>
<title>Página do Goku</title>
</head>
<body>
<h1>Olá, Eu sou Goku!</h1>
<p>Tenho 200 ano terrestre</p>
</body>
</html>

Usaremos a rotina abaixo do CodeIgniter para chamar nossa View:

1
$this->load->view('nomedaview');

Essa rotina deverá estar dentro de um controller, nesse caso usaremos o controller Home.php que criamos anteriormente, veja o código como ficou:

1
2
3
4
5
6
7
<?php
class Home extends CI_Controller {
public function index()
{
$this->load->view('saudacao');
}
}

Enviando informações do controller para a View

É uma boa pratica usar a View apenas para exibir informações, todo processamento da informação deverá ser feito apenas no controller, somente quando as informações estiverem prontas que devem ser enviados para a View mostrar para o usuário.

Para enviar essas informações para a View utilizaremos a mesma rotina que carrega a View, e enviaremos como segundo parâmetro um array com todas informações.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
<?php
class Home extends CI_Controller {
public function index()
{
$data = array();
$data['name'] = 'Goku';
$data['age'] = '200';
$this->load->view('saudacao', $data);
}
}

Como visto acima, usei um array chamado $data para enviar as informações. Esss informações irão estar disponíveis na View, como variaveis. Ou seja, cada indice de array será uma variavel. No nosso caso temos $data[“name”] que estará disponivel como $name e teremos $data[“age”] que estará disponível como $age. Veja como ficará nossa View:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
<html>
<head>
<title>Página do <?php echo $name;?></title>
</head>
<body>
<h1>Olá, Eu sou <?php echo $name;?>!</h1>
<p>Tenho <?php echo $age;?> ano terrestre</p>
</body>
</html>

Se você não conhece muito o CodeIgniter você poderá conhecer o nosso manual básico:

Curso básico de CodeIgniter para Noobs