404 a página não encontrada

Uma das páginas tão importante quando a home é a 404, acredite. Ela pode ajudar o usuário decidir sair da sua página ou tentar achar o link quebrado o qual ele estava procurando.

Mas ela não basta apenas existir, precisa ser útil e cativar o usuário. Mostraremos alguns truques.

Antes de mais nada, crie sua página de erro customizada

Vai por mim, se você manter a página padrão o usuário vai entrar e vai dizer: "Deu um erro lá em inglês" e vai sair da tua página.
Contorne isso criando sua própria página personalizada com seu próprio layout escrito de uma forma ele entenda que a página que ele procura não existe.

A primeira coisa a se fazer é informar ao servidor qual será o arquivo que deverá ser o arquivo, no meu caso usarei o arquivo 404.html como exemplo, mas você poderá dar o nome que quiser, com a extenção que preferir. O importante é o arquivo funcionar e ser acessivel.

Configurando página 404 no Jekyll

Nesse caso não tem muito segredos, apenas coloque um arquivo 404.html na raiz e já irá funcionar. Lembre precisa ser esse nome e extenção para funcionar corretamente no Jekyll

.

Criando página 404 via .htaccess

Se seu servidor suporta .htaccess, basa inserir:

ErrorDocument 400 /400.html

Criando página 404 via web.config

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
<?xml version="1.0"?>
<configuration>
<system.webServer>
<httpErrors>
<remove statusCode="404" subStatusCode="-1" />
<error statusCode="404" path="404.html" responseMode="ExecuteURL" />
</httpErrors>
<modules runAllManagedModulesForAllRequests="true"/>
</system.webServer>
</configuration>

Frameworks e CMS

Se você utiliza um framework ou qualquer CMS provavelmente já existe um arquivo chamado 404.ext (ext entenda como extensão da linguagem que você está trabalhando). Basta apenas editar esse arquivo.

Está criado, já posso descançar?

Não basta apenas ter uma página escrito: "Página não encontrada". De acordo com uma pesquisa que fiz, pude notar que quanto mais a página chama a atenção e é diferente, o usuário se sente melhor. Então não siga nada padrão, se manjar de arte, apele para a arte, deixe a página de uma forma que o usuário entre, pare e preste atenção no que está lá.

Veja algumas referências:

Página está bonita, agora é hora de capturar dados.

De nada serve uma página 404 para falar para o usuário que algo deu errado, se na próxima semana outros 100 usuários provavelmente entrará pelo mesmo caminho.

A recomendação aqui é capturar a link que ele entrou, para analisar no futuro e criar um possível redirecionamento para a área correta.

Caso você não possua um banco de dados para salvar esses links errados, pode usar o próprio Google Analytics para guardar isso utilizando eventos. (Fiz um post sobre eventos )

Por ultimo a página precisa ter alguma saida para o usuário.

Caixa de busca, por favor.
Se seu tiver tiver uma página de pbusca coloque. É muito importante, assim o usuário digita logo o que quer acha e fica feliz.

Principais áreas do site.
Mesmo que seu usuário estiver perdido, com as principais áreas a vista ele poderá achar o próprio caminho. Se você tiver sorte mesmo ele não achando que procura, você poderá converter o usuário mostrando mais coisa que seu site pode oferecer.

Página inicial
As vezes o usuário já conhece o teu site, e pela página inicial ele consegue achar o que procura. Ter esse link visivel é uma boa sacada.

Tenha os 3 anteriores
Imagine que o usuário está perdido, tudo que você puder para fazer ele continuar no seu site, faça.

Agora a vez de vocês 

Escreva nos comentários, sua interação com as páginas 404. Quais páginas 404 vocês já viram e acharam legais?
O que de legal vocês já fizeram em uma página 404?
O que de experiência vocês já tiverem usando/criando uma página 404?
Quais dados consutma capturar e como capturam esses dados na página 404?