Troquei o WordPress pelo Jekyll

O resumo é que eu tenho pouco dinheiro, contratei um servidor que é bem precário, e no meio do processo o blog começou a cair e ficar lento...

Detalhe muito importante: Esse post é falando o motivo que eu troquei, não motivos que todos devem trocar. Foi a melhor solução para mim, para continar com o blog, gastar pouco e ter um desempenho melhor sem precisar fazer muita coisa.

Antes de mais nada, preciso dizer que o WordPress é excepcional, super simples de administrar, muito fácil de trocar o tema, precisando de algum recurso basta apenas instalar um plugin, se precisar mudar alguma coisa na mão também, é possível, tinha recursos excepcionais, até que eu não usava, alguns que eu nem sabia que dava para fazer.

Mas. Nem tudo são flores.

Blog começou a se tornar lento, muito lento... quando tinha um punhado de gente acessando ele começava a cair, tentativas de invasão eram constantes, e minha correria para sempre manter todos plugins atualizados, todos temas, e o próprio core, o que às vezes quebrava e tinha que voltar o banco de dados, arquivos, aquela coisa de sempre.

Sim, existem plugins para resolver todos problemas que eu tinha (Tudo no WordPress se resolve usando um plugin novo), mas cada plugin que eu instalava ele ficava mais lento, o processo de atualização se tornava mais demorado... plugins de cache, eu conheço, me ajudou bastante, aplicar CDN em cima  também salvou muito a pele. Mas estava vendo que era um trabalho meio que desnecessário.

Eu falei no começo que eu não tinha dinheiro né? Pois bem, o WordPress em um servidor supimpa é uma beleza, funciona lindo lindo, mas como não é meu caso, e o blog já cai com poucos acessos, o que irá acontecer agora que irei retomar com uma meta de postagem mais bruscas, então já pressupondo que iria doer meu bolso.

Eu disse um pouco acima que tentaram invadir o blog algumas vezes, isso é uma coisa chata, porque não importa a plataforma que você escolha, sempre que ela se tornar conhecida terá um idiota estudando uma forma de invadir a plataforma, nesse caso eu precisava de alguma coisa que me deixasse mais tempo sem precisar se preocupar com isso.

Qual foi a solução?

A meta era pegar alguma coisa que não precisa-se atualizar constantemente, que o custo com servidor fosse o mais baixo possível, que fosse seguro.

Primeira ideia seria criar tudo na mão, já resolveria bastante as coisas. Até que encontrei o Jekyll. O que é esse cara? É uma parada que ajuda a gerar páginas estáticas, assim mato os dois problemas, o servidor consegue trabalhar bem mais tranquilo (custo cai) e por ter arquivos estáticos as chances de alguém invadir são bem menores.

Mas o blog é algo dinâmico, como vai ser isso?

Imagina o Jekyll como um programa que precisa de ser compilado, logo você tem dados, variáveis, rotinas e afins, uma vez que compila vira algo estático pronto para servir ao usuário.
O Wordpress, por sua vez, sempre que o usuário precisa de alguma coisa ele vai lá verificar todos dados, todas instruções todos arquivos processa, processa, processa muita coisa, depois entrega para o usuário. Logo... mais trabalhoso, para gerar a mesma coisa. HTML, CSS e Javascript.

Jekyll vai ler todas instruções antes que o usuário precise, vai deixar tudo pronto, quando o usuário acessar a URL ele irá apenas visualizar o conteúdo que já estava pronto, aí está o segredo, o servidor não sofre.

Mas é em PHP? É simples né?

Não, é baseado em Ruby eu nunca mexi em ruby então a tarefa não era tão simples. Mas dado que eu subi o blog em uma semana posso dizer que o jeito de fazer as coisas com Jekyll é bem simples. Se você sabe usar qualquer linguagem, irá conseguir entender o código.

Tá, mas sobre o custo, caiu mesmo?

Olha, meu custo caiu para zero. Quer dizer, quase zero. Estou pagando atualmente somente o custo do domínio (do registro.br). Posso dizer que a primeira meta eu atendi muito.

Como assim grátis?

Fácil, do registro.br mando para a CDN (que é gratis), da CDN mando para o github pages (que é gratuito também). E apesar de ser gratuito, o tempo de resposta  do servidor é quase 4 vezes mais rápido que a versão anterior do blog.

Jekyll é para todo mundo?

Quem gostar de código sim, mas quem é usuário não. Pelo fato do Jekyll não ter (ainda) um editor WYSIWYG para escrever os posts e página e ser necessário escrever tudo em HTML ou Markdown. Então recomendo apenas para desenvolvedores.

E os recursos do WordPress?

Será difícil implementar tudo que o WordPress oferece, mas para a necessidade do blog atende bem, aos poucos vou implementando uma coisa aqui outra ali para melhorar a experiência do usuário. Mas agora já considero o blog algo usável.

Resumindo o Jekyll

  • Simples de entender.
  • Considero o mais seguro atualmente.
  • Controle total sobre a aplicação.
  • Baixa manutenção.
  • Custo da hospedagem é zero usando GitHub Pages (Usar amazon S3 teria um custo ridículo também).

Agora a vez de vocês 

Você já conhecia o Jekyll? Se sim, o que já conseguiu criar com ele? Achou simples?

Para quem não conhecia, acha a ideia boa? Você abriria mão do conforto do WordPress pelo poder do Jekyll?