Funcionamento básico do CodeIgniter
Primeira reação de quem nunca trabalhou com o CodeIgniter (Ou qualquer outro framework) é abrir as pastas e falar: Que merda é essa… Que estrutura é essa…
Para todos vocês que pensaram ou disseram isso, tenho boas notícias: CodeIgniter é a coisa mais fácil do mundo. Sério, provavelmente quando você entender o básico, provavelmente nunca mais voltará aqui… Mas, enquanto isso descreverei aqui como ele funciona.
Bom, primeiro começarei explicando o básico das pastas que estão na raiz do CodeIgniter.
- application: Esta será a pasta que trabalharemos, tudo que nosso projeto precisar modificaremos ou criaremos aqui dentro.
- system: Nunca altere nada dentro desta pasta. Aqui está o coração do CodeIgniter, sempre que surgir uma atualização do CodeIgniter poderemos simplesmente atualizar essa pasta e tudo funcionará com a nova versão, com poucas ou nenhuma mudança no nosso projeto (Excerto para atualizações que envolvem mudanças bruscas no sistema).
- user_guide: Aqui está toda documentação do CodeIgniter, de modo offline, nunca use apenas informações de tutoriais da internet, sempre dê uma olhada na documentação onde toda informação será totalmente compatível com a versão do CodeIgniter que você estiver trabalhando.
Bom, dentro das pastas application e system existem várias pastas que você precisará utilizar, mas… deixarei para explicar apenas quando precisar utilizar cada uma delas.
Segundo item e um dos mais essenciais. O CodeIgniter trabalha com o padrão MVC, que é basicamente separar o sistema em 3 principais camadas:
- Model ou Modelo, onde temos todo e qualquer acesso a dados (Pegar informações no banco de dados por exemplo);
- View ou Visão, será nosso template, basicamente onde terá nosso código HTML…
- Controller ou Controlador, Irá processar toda informação e mandar para a View, eventualmente poderá solicitar informações da Model.
Bom o conceito de MVC vai além destas simples palavras, recomendo que você procure mais detalhes em outro momento com mais calma, mas, para trabalhar com o CodeIgniter basta entender esta parte, o interessante é nunca usar um controller para acessar o banco de dados ou uma view para processar uma informação.
Se você manter tudo separado, cada um fazendo sua parte, o seu código irá ficar melhor para outros entenderem e até você mesmo, então evite misturar as coisas, mesmo se a tentação vier. Seja forte!
Veja outros posts como este aqui: